Na última terça-feira (28), a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) aprovou em 2ª discussão e votação, uma proposta do deputado Cairo Salim (PSD) que institui o Dia Estadual da Prematuridade. Agora, o projeto seguirá para sanção do governador Ronaldo Caiado (UB). A data deverá ser realizada, anualmente, no dia 17 de novembro com o objetivo de promover ações educativas para a prevenção à prematuridade. Vale ressaltar que o Dia Mundial da Prematuridade, que tem o mesmo objetivo da propositura de Cairo Salim, também é marcado no dia 17 de novembro.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), são considerados prematuros os bebês que nascem antes de completar 36 semanas e 6 dias de gestação. De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil, 340 mil bebês nascem prematuros todos os anos. A Sociedade Goiana de Pediatria (SGP) diz que um pré-natal pediátrico, em especial a partir do 3° trimestre de gravidez, é muito importante para prevenir um parto prematuro. Uma matéria no site da instituição destaca que, durante as consultas, médicos e pacientes falam sobre a importância de uma alimentação adequada, prática de atividade física, rotina de sono, vacinas, exames e suplementação.
Entre as ações que deverão ser aplicadas com a nova lei estão o incentivo para adoção de medidas de prevenção ao nascimento antecipado; a iluminação de prédios públicos com a cor roxa na semana do dia 17 de novembro, em referência ao Novembro Roxo que representa o mês da sensibilização para a prematuridade; a promoção de palestras e atividades educativas de prevenção e o incentivo a veiculação de campanhas publicitárias de caráter educativo.