Na sessão ordinária da última terça-feira, 18, o deputado estadual Cairo Salim (PSD) apresentou, na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, dois projetos de lei que visam a segurança nas escolas e a garantia do respeito às religiões.
O primeiro projeto dispõe sobre a instituição da Semana da Segurança Digital nas escolas estaduais de Goiás. A ideia é ensinar aos estudantes sobre a cibercidadania, estimulando as boas relações sociais nos ambientes digitais. No projeto, Cairo Salim justifica o projeto comentando sobre a pandemia da Covid-19, em houve uma tendência maior a realização de atividades no ambiente digital. Ainda, o parlamentar menciona que, além da esfera educacional, a proposta também impacta na esfera da Segurança Pública, visto que os recentes ataques ocorridos em escolas podem ter indícios de que foram incentivados através de comunidades na internet.
O segundo projeto dispõe sobre a proibição de exposição artística com teor pornográfico ou vilipêndio a símbolos religiosos nos espaços públicos em Goiás. Na justificativa, Cairo Salim menciona que o projeto trata do respeito aos símbolos religiosos no sentido amplo em que “há que se coibir o vilipêndio, a falta de apreço, a falta de consideração aos símbolos religiosos.” São mencionados, ainda, a Cruz para os cristãos, a Estrela de Davi e as imagens de diversas matrizes religiosas. Ainda na justificativa, o deputado diz que não irá se omitir “diante de atos que possam causar constrangimento aos cidadãos”.